"Iiiiiiiiiiiçaaaaaaaaa!!!Tô chegando"

A Ilha do Cardoso fica no litoral, no extremo sul de SP, perto da divisa com o Paraná. Pra quem conhece a  Ilha do Mel... fica meio perto. O lugar fica a aproximadamente 300 km da cidade de São Paulo e apesar de ter 22 mil hectares de Mata Atlântica, tem apenas 400 habitantes.

"Rolam altas cachoeiras aqui!"

Além do visual irado que varia entre cachoeiras e praias, mangues e mata atlântica bem preservada, rios e barras, montanhas e costões, riachos e piscinas naturais... o lugar tem como um dos principais atrativos a variedade de animais na região. É possível encontrar macacos, papagaios, veados, jacarés, lontras, além dos golfinhos e tubarões brancos.

"Acho que o cara parou o barco no lugar errado..."

Esta região foi transformada em parque em 1962 e de lá pra cá foram proibidas novas construções. Por isso a região possui muitas ruínas que já foram casas de veraneio um dia.

"Quero ver qual é das ondas!"

As pousadas da região , que são por volta de 14 , são antigas casas dos moradores adaptadas para receber os turistas. A luz elétrica é um luxo que não chegou região, mas algumas casas possuem gerador de luz, água encanada e chuveiros com aquecimento a gás.Ou seja, a infra-estrutura é fraquinha , mas nem de longe é motivo para se deixar de se visitar o lugar.

"Rá!! Kms e Kms de ondas sem crowd!"

Os passeios mais importantes são: as praias de Marujá ,do Meio, da Laje, as piscinas naturais, a Cachoeira Grande, os passeios de barco pelos canais de mangues da região e para o pontal da ilha.

"Como não rola energia elétrica , os moradores se viram com painéis solares e geradores."

Como não há iluminação nem próximo da região, o céu é um mar de pontos luminosos que perde para poucos lugares. Além da chuva de estrelas cadentes é possível observar satélites artificiais que os bêbados gostam de confundir com OVNIS e ETs.

"É nesse pico que rola o forrózinho de noite."

E o show não está só no céu. No mar rolam algas fosforescentes que brilham como purpurina quando se faz espuma. É como nadar nos fogos de artifício. Além disso, na praia as ondas quebram brilhando na areia. Nessas horas você se toca de como é bom estar longe da privada que é a civilização.

"Marujá é lugarzinho bacana."

Além de poder andar em praias iradas, surfar ondas sem crowd, tomar banho de cachoeiras que são o que são desde que Cabral chegou no Brasil. Ainda rola uma cervejinha de noite no forró. Longe do crowd e das paranóias da cidade grande. 

Não é a toa que quem conhece volta.

"A única parada chata é ter que ir embora."
 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.A melhor e mais bonita forma de chegar é por Cananéia. De lá se parte de barco para Marujá. A travessia pode ser feita por traineiras de pescadores , lanchinhas de alumínio chamadas de voadeiras pelos locais e por saveiros.

2.De traineira ou saveiro a travessia duram 3 horas que não são nenhum sofrimento, pois a paisagem é sacanagem. São canais estreitos cercados de manguezais que lembram muito o Pantanal.Além disso os golfinhos vão te fazer companhia por boa parte do percurso.Pra galera apressada o lance são as voadeiras que fazem a travessia em 1 hora.

3.Pra quem gosta de se prevenir quanto a preços da travessia e horários dê uma ligada para:Dersa: (13) 6851-1268 ou Marina Cananéia: (013) 6851-1105

4.Vale a pena fazer um pit stop na ida na Cachoeira Grande. É alucinante.

5.O pessoal da ilha não tolera crowd , ou seja, rola limite pra cabeçada. Depois que todas as 14 pousadas lotam e totalizam 270 barracas , os "atrazildos" vão ter que voltar pra casa com seus cacarecos. Faça sua reserva pelo telefones (13) 6851-1108 ou 6851-1163, para não passar raiva. Isso só vale nos feriados , pois fora de época o lugar é bem vazio.

6.Se você for um dos "atrazildos" vá se consolar na Ilha Comprida que é perto e bem legal também.

7.O lugar não tem telefone nem pega celular. Avise isso pra sua mamãe, senão ela vai ficar preocupada.

8.Ah , não rola energia elétrica, por isso deixe suas manias de conforto em casa.

9.Prepare-se para andar MUITO. Tudo é longe. Uma solução são os barcos que levam os mais preguiçosos pras paradas.

10.Não deixe de conhecer as piscinas naturais da Praia da Laje e a Cachoeira Grande.

11.Tem um nativo que alimenta um jacaré que mora na área. Vale a pena dar o confere.

12.Assim como a Ilha do Mel, lá chove bastante, por isso a melhor época pra ir é entre julho e agosto.

13.Recado pra mulherada forrozeira: lá tem forró

14.Recado pra galera do surf: boas ondas

15."Contra mosquitos e borrachudos...Duas semanas antes do acampamento, tome muito complexo B, todos dias. Dois dias antes, tomar em dose dupla. O metabolismo forçado gera um repelente natural em nossa pele." dica de Gilson Teixeira Cornelio

16."Olá. Eu sou uma das "chatas" que manda o pessoal embora da ilha quando lotam todas as vagas. Gostaria de te dar algumas informações e se você puder incluir no seu site, a Ilha do Cardoso agradece. Em primeiro lugar, apenas um detalhe, mas a foto que aparece no seu site, não é a do forró, mas sim do restaurante da Valdete, onde só rola comida mesmo. Estou mandando a única foto que eu achei da Toca do Expedito, com ele e o funcionário (Thunay) e a obra prima deles. Se vc quiser ajeitar isso... Um detalhe importantíssimo que eu imploro para que vc divulgue: NUNCA leve o seu bichinho de estimação para um Parque. Além de ser proibido, eles transmitem doenças para as pessoas e para os animais silvestres. Os telefones que vc divulgou para o pessoal fazer reserva não vão ajudar ninguém. O telefone correto é o do Posto Telefônico do Marujá (o mesmo que vc cita no final da página) (13) 6852-1161 Estou te enviando também uma foto da Praia da Lage, a mais procurada para o Surf. Acho que a galera irá gostar. O Parque não tem 22 500 ha. Isso foi um erro que está sendo corrigido. A área correta é de 15 100 ha. Pode confiar. Já passeei bastante com o GPS por ali.As ruínas que existem na ilha eram de serrarias, olarias e fazendas e não de veranistas. As casas de veranistas ainda existem, muitas delas em processo de desapropriação, mas estão intactas e aida são usadas pelos donosO número ´total de leitos é de 420, divididos em 11 pousadas e 7 casas que alugam quartos. Praia do Meio e Marujá são o mesmo local. O primeiro era o antigo nome do Marujá. As algas brilhantes a que vc se refere pertencem ao gênero Dinoflagellata. Chamam-se Noctilluca scintilans (são cintilantes à noite). São planctons, parentes daqueles da música do Jorge Ben Jor "É um bichinho bonito verdinho que dá na água. Spirogyra é ..."Já que você falou em PRIVADA, esses planctons só aparecem em águas limpas, por isso há o tratamento biológico do esgoto (ainda em adatação) e o limite de turistas, senão são muitos turistas e o Canal do Ararapira pode ficar como o Rio Tietê. E nós não queremos nada parecido, certo? Talvez o próprio dono do camping possa te buscar em Cananéia. Respeite os moradores. Procure tomar cuidado com suas atitudes na frente deles, principalmente das crianças. Por último. Todo o lixo no Marujá é separado. O lixo orgânico é enterrado e o lixo seco é levado para Cananéia. Portanto, separe o seu lixo orgânico (restos de comida, etc.) e entregue para o dono do camping enterrar. O Aroldo (o funcionário que leva o lixo para Cananéia) não irá ficar mais de quatro horas com restos de comida fritando no barco dele até chegar em Cananéia, né? Se os caminhões de lixo já fedem, imagina um barco aberto no sol escaldante? SEPARE SEU LIXO."dica de  Isadora Parada

17." A ilha do cardoso é otima pra quem quer ficar na paz porque na maior parte do tempo o lugar e bem vazio e nao pega celular (mas tem um telefone que vc pode usar, que fica em marujá). tambem rola de acampar lá. leve repelente, porque especialmente no verao, o lugar fica infestado de borrachudos, mosquitos, etc e é infernal... nao se esqueça de separar o seu lixo pra ajudar a preservar lugar!! valeu... " dica de Gabi Tikerpe

18."O telefone das pousadas da Ilha mudou de prefixo, agora é 3852-1161" dica de Milena Rosa

19."Quem quiser vencer as distancias na Ilha do Cardoso pode utilizar bicicletas para isso...existem alguns moradores que alugam as magrelas para aquele rolê alucinante, mas fique esperto na situação das bikes, para não ficar na mão no meio do caminho...que é sempre longo. Se for para Pontal que fica no extremo sul da Ilha saindo de Marujá...procure informação sobre as condições da maré com algum caiçara...na volta ou na ida, a maré pode subir repentinamente e prejudicar o passeio para alguns e até ser uma experiência ruim para outros, já que 99% do trajeto é feito pela praia....e se a maré subir, não há lugar onde pedalar senão pela água...o que é muito exaustante. Mas mesmo assim pra galera que curte realmente a sensação de estar na Ilha e sente sua energia....pedalar na aguá se torna uma viagem...!!! Boa sorte, boas ondas e preserve a natureza acima de tudo....só pegadas." dica de Fernando USP

20."O ano novo na ilha do Cardoso foi show, as belezas naturais da ilha realmente são de cair o queixo. Uma dica para alimentação, é uma casinha amarela que fica em uma das trilhas da praia. Não é difícil de achar, é a trilha que fica à esquerda do bar do Pedrinho. Lá tem café da manhã, yakisoba, bolos maravilhosos e um docinho indiano mmmmm.... Show! Para hospedagem, a pousada ilha do Cardoso é uma ótima pedida, muito bem localizada e o atendimento muito bom!Se for interessante, temos algumas fotos da ilha, muito lindas!Bjs!"dica Marina Medeiros Mussi

21."Olha só o Maruja realmente é muito bom, mas galera dica, leve muita grana porque é impressionante como la tudo é caro, mas se vc não quer gastar muito leve muita comida porque lá da muita fome, detalhe gelo la significa ouro no fim de ano vc nunca acha! Mas todos esses gastos valem a pena, barracas são mais econômicas porém os mosquitos são insuportáveis, pousadas são bem mais confortaveis mas reserve com antecedência!" dica de Thamirys

22."Galera passei o ano lá foi irado, também fui no Carnaval mas realmente fui sem reserva e dancei, tive que acampar na enseada da baleia que também é bem legal, e a noite fui andando pela praia três horas a pé até o forrozinho do Maruja, andei muito mas valeu a pena, vale lembrar também dos ossos de baleia que tem no Marujá, é muito interessante! O único problema do lugar são os mosquitos, mas nada que um repelente não resolva!"dica de Thamirys

23."Fala galera um bom lugar para se hospedar é na Ilha de Cananéia póis fica a poucos minutos de barco da Ilha do Cardoso uma boa dica é o HOTEL MARAZUL frente para o mar e no bairro Retiro das Caravelas tem uma boa infra-estrutura para acomodações de grupos e até mesmo individual!! bom é isso ai vale a pena conhecer essa região...boa viagem!!!" dica de Bruno Begliomini

24."O lugar é maravilhoso para quem procura natureza, sol e mar! Fomos para lá no Reveillon/07 e de verdade oi M A R A V I L H O S O! Muito forró, festa todos os dias, e sol, muito sol! Vale muito a pena virar o ano com os pés na areia livre dos luxos materiais que muitos estão acostumados a viver.."dica de Renata de Padua Alves

25."A  ilha do cardoso é muito preservada. os caiçaras são muito legas.o lugar é maravilhoso."dica de Joel

26."A ilha é maravilhosa, conheci muita gente bacana e o visual do lugar é sensacional....com certeza pretendo voltar para conhecer melhor a ilha. Os moradores são muito gentis e atenciosos e nos recebem super bem, mas todos os turistas devem ser conscientes e preservar o lugar. no 1º dia do ano saimos para uma caminhada ecológica pela praia e era absurdo a quantidade de lixo da noite anterios (reveillon), acredito que quem vai para um lugar assim deve ter amor a natureza....NÃO SUJEM AS PRAIAS!!!!Ah, o unico probleminha é que na ilha tem borrachudo p/ caramba, então complexo b e repelente é parte essencial da bagagem se você não quiser ser carregado pelos mosquitos...rs... Aproveitem o lugar e consciência sempre!!!!"dica de Rachel

27."Meu, quando eu fui, foi em 2000, ou 2001, eu lembro que foi na época que a Cássia Eller morreu. Fui passar ano novo lá. Eu acampei com a minha mãe e as amigas dela, não sei nome de nada, lembro que o camping era atrás de uma casa de caiçara, e do lado de uma pousada, e tomava banho GELADÃO, todo dia, outra dica além do repelente, é violão, lá dão ÓTIMOS luais, além do forró que é uma delícia! Eu lembro de um único orelhão, que é numa estradinha indo pro forró. O lugar é MARAVILHOSO, voltaria lá fáaacil fácil, tudo lá vale muito a peena. Você percebe isso já pela ida, que muuitos golfinhos acompanham a viajem de barco."dica de  Tilara

28."Costumo ir sempre a ilha do Cardoso, pois tenho familia que mora ali perto, no Ariri, (uns 15 minutos de barco), o lugar é irado, belas praias lindas vegetação, a praia do lage e simplesmente SENSACIONAL, sem cotar que a noite rola um fandango no bar do Expedito, vale a pena conferir, não vão se arrepender.Gilmar
 

`

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS