"Até que enfim cheguei."

Esse lado do Brasil já pertenceu à Espanha na época do Tratado de Tordesilhas, mas graças aos bandeirantes e jesuítas (esses caras eram aventureiros casca-grossa)  , que se jogaram para aquelas bandas afim de fincar algumas cruzes e "domesticar" os selvagens , o lugar passou a pertencer ao Brasil.

"É um visual super bacana."

Esse pico também foi palco de batalhas durante a Guerra da Tríplice Coroa. O Brasil se uniu a Argentina e Uruguai para dar um sacode no Paraguai, país que tem forte influencia na cultura do povo local atualmente.

"Dei uns rolés de barco."

Deixando a história de lado... quem acha que no Pantanal existem vários pântanos está muito enganado.  Na verdade o Pantanal é uma planície reta como uma mesa, maior que Bélgica, Hungria, Áustria e Portugal juntos. Para se ter uma idéia o lugar mais alto da região não passa de 200m e a região apresenta um declive entre os extremos norte e sul de menos de 3 centímetros por quilômetro. Sabendo que na região chove direto, fica fácil entender porque a região fica alagada com imensas lagoas e braços de rios e porque as enchentes demoram tanto para baixar.

"Sinto que estou sendo observado..."

"...iiih caceta!!!"

Considerada a maior área úmida continental do planeta , a variedade de bichos espanta. Lá dividem o mesmo espaço cerca de 650 espécies de aves, 80 de mamíferos, 260 de peixes e 50 de répteis. Existe um estudo que diz que o Pantanal é resultado da separação do oceano há milhões de anos, formando uma espécie de mar interior, uma região  única no mundo.

"Rolam grutas maneiras."

Curiosidades: (#)

# Os jacarés do Pantanal são diferentes dos da Amazônia. O do Pantanal mede até 2,5m e se alimenta de peixes e  é quase inofensivo ao homem (mas não dê mole). Enquanto o da Amazônia é um pouco maior (quase 6 metros) e ataca quando ameaçado. Já os crocodilos da Ásia , ainda maiores , por volta de 7 metros , atacam pessoas na moral. Pegam pra matar. 

 

#A expressão "boi de piranha" , aquele negócio que você sacrifica para salvar outro , vem do Pantanal. O boi de piranha é  o boi mais velho do gado e é jogado ainda vivo às piranhas, para que o restante da boiada possa atravessar o rio sem ser mordido por elas. Sinistro...

"Aqui o bicho pega."

#É lenda que piranha (o peixe...) come gente. Porém existem 3 espécies de piranha no Pantanal e elas podem ser perigosas. Por isso, em local onde costuma-se limpar peixes não é aconselhável mergulhar, pois ela poderá morde-lo por engano. A piranha também pode morder depois de morta. Seus dentes afiados podem cortar carne e até osso num movimento brusco. Dá mole neném...

#O tuiuiú é a maior cegonha do mundo e a maior ave voadora do Brasil. É a ave símbolo do pantanal e tuiuiú é um nome regional para o jaburu. Os tuiuiús são aves de porte muito grande, em média um metro de altura e 1,40 m de comprimento, cerca de 3 metros de envergadura O tuiuiú constrói apenas um ninho na vida e o reforma a cada ano, por ocasião do acasalamento, que inicia geralmente, no mês de junho.

"Uhhhuuuu!!!"

#O Cavalo Pantaneiro surgiu de um processo de seleção natural. Essa raça é a mais resistente às condições de seca e de cheia do Pantanal. O cavalo pantaneiro descende dos cavalos de origem ibérica, trazidos pelos colonizadores. Esse cavalo está ameaçado devido a cruza indiscriminada com os pagarés.

#No Pantanal existem as Cobras Sucurís , ou Anaconda para os gringos. É um cobrão sinistro capaz de comer homens e até bois inteiros.

"A praia é frequentada por uma galera meio sinistra."

Os ciclos climáticos do Pantanal, funcionam mais ou menos assim:


              - De dezembro a março
época das chuvas torrenciais. Os animais e as aves se mudam  para as parte mais altas, concentrando-se à beira das estradas que resistem à inundação.Os peixes procuram as corredeiras nas nascentes dos rios.


             - Em abril e maio
as chuvas param , mas o nível das águas ainda é muito alto.

"Os barcos hotéis possuem a maior infra e hospedam a galera que gosta de pescar."

            - Junho e julho é época que rola frio. É possível ver o Pantanal na seca e na cheia ao mesmo tempo. As águas começam a baixar. Os animais , peixes é aves são abundantes e fáceis de serem vistos.


            - De agosto a novembro
o nível da água baixa bastante começando a aparecer as praias nas margens do rio.

"Ihh , olha um jacaré alí"

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Nas estradas do Mato Grosso do Sul existem poucos postos de gasolina. Jamais ande com o tanque na reserva porque senão, vai ficar na mão.

2.As estradas são retas sem fim. Por isso neguinho desce o cacete e acaba atropelando vários animais silvestres como tamanduás, capivaras, emas, onças etc... A estrada , infelizmente parece um cemitério de animais, por isso dirija com cuidado. Além do mais, as estradas possuem muitos buracos.

3.Vale a pena comer os rangos da região como o Caldo de Piranha , a costela de Pacú , torresmo de pintado, beber Tereré (chimarrão servido em água gelada no chifre de boi)...

4.Leve muito repelente. Os mosquitos são punks e porradeiros. É aconselhável se amarrar na cama para eles não te carregarem pro meio do mato.

5.Se você gosta de pescar , lá é o lugar certo. Vem gente do mundo inteiro só pra ficar dias pescando.

6.Pode-se de hospedar em pousadas nas margens dos rios ou em barcos hotéis.

7.Mesmo quem acha chato pescar , deve ir pescar piranhas. É muito engraçado , qualquer um pega uma a cada 2 segundos.

8.Jamais tome banho de rio sem conhecer o lugar , lá existem jacarés, piranhas, sucuris e onças. Lembre-se disso. Já houveram vários casos de machos corajosos que "foram pro saco". Ande sempre com o pessoal que conhece a área.

9.É mais fácil ver os animais silvestres durante a noite , ou na época das grandes enchentes. As aves e os jacarés são fáceis de serem vistos a qualquer hora do dia.

10.De outubro a março faz um calor danado no Pantanal. Chega fazer 40 graus!! E no inverno de junho e julho faz um frio que beira zero graus. (dura 1 semana mais ou menos).

11.De outubro a abril, caem chuvas torrenciais; de maio a setembro é o tempo de seca. A época de chuvas é aconselhável apenas pros aventureiros que não se incomodam em passar perrengues.

12.Quando for saltar do barco , cuidado... Verifique qual é o tipo de terreno que você está. Dependendo do lugar , o chão parece firme , mas você pode afundar até o joelho. Ahh , amarre bem seu tênis , pois na hora de puxar o pé pra cima , o tênis sai do pé e fica preso lá no fundo da lama.

13.Atrase seu relógio uma hora. Lá para aquelas bandas rola diferença de fuso-horário. 

14.Corumbá é a cidade com maior infra-estrutura da região pantaneira.

15."Leve lanterna e peça pra algum piloteiro"dos bãos"(de barco),pra dar um rolé a noite.Ilumine a margem do rio e vc vai altas lusinhas vermelhas.Um bando mesmo.São os olhos do jacarés.Mas só vá com quem conhece mesmo "os canais" do lugar." dica de Lek Sam

16."Cara, achei seu site muito legal, porem não posso deixar de fazer uma observação a 02 itens que realmente ferem um pouco da nossa história e estima.No lance histórico que vc levantou daqui, vc citou guerra da tríplice coroa, na verdade o nome da guerra foi "guerra do Paraguai ou guerra da tríplice aliança" a variação se refere no ponto de vista entre vencedores e derrotados. Quanto ao tereré, não é um chimarrão servido quente, ele é muito mais antigo que o chimarrão, podendo até mesmo ter dado origem a ele, tem processo de assamento e moagem bastante diferente do mate paraguaio e do chimarrão platino. Obrigado pelas referencias de nosso estado, nós o estamos tentando construir com qualidade e consciência, mesmo com tantos obstáculos ao nosso desenvolvimento, como as grandes distancias e a baixa taxa demográfica. Espero que daqui a alguns anos vc possa vir aqui e encontrar um ambiente ainda melhor." dica de Edir Marcelo Ferreira. Turismólogo e guia de excursão.

17." Corumbá, além do pantanal tem muita festa.Todos os santos tem o seu dia de festa e o carnaval é o melhor que há por estas bandas, bem autentico!O povo faz a sua parte,muito alegre e fica a merce dos governantes...qualquer dia eles vendem esta parte do Brasil."Rosa Marlene da Silva
 

`

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS