"E aí?" |
Essa região começou a ser desbravada no século XVIII, com o Ciclo do Ouro. A galera , nessa época transportava o ouro em mulas que vinham de Minas Gerais rumo a Parati. Para facilitar essa travessia os escravos construíram uma estrada com grandes blocos de pedras chamados de "pé de moleque". Até hoje é possível encontrar vários trechos do calçamento desta época. Daí o nome "Trilha do Ouro".
"Cachoeira de Santo Izidoro" |
Porém com o tempo a extração de ouro em Minas entrou em decadência e o café se transformou em uma opção maneira pra fazer grana. Era o Ciclo do Café que começava... cidades surgiram e a elas foram dados os nomes de Silveiras, Queluz, Areias, Arapeí ,Bananal e São José do Barreiro a porta de entrada para a Serra.
Existe uma fazenda que representa bem esta época do ciclo cafeeiro.É a Fazenda Pau D'alho. Ela já até recebeu a visita de D. Pedro I alguns dias antes da Independência do Brasil. Devido a sua importância histórica ela foi tombada em 1968 e hoje está aberta a visitas para atividades culturais e ecológicas de 9h às 17h, fechando às segundas-feiras - tel: (12) 577-1310.
"Essa é a entrada do parque." |
A região da Bocaina possui pouca infra-estrutura apesar de possuir boas pousadas. O forte da região é a paz e a natureza que está muito bem conservada. Para se ter uma idéia nessa região está uma das maiores extensões contínuas restantes da mata Atlântica do Brasil.
O parque foi criado na década de 70 e está dividido praticamente em 2 partes iguais, metade do RJ e a outra metade em SP. Ele possui aproximadamente 100 mil hectares distribuídos entre a erra da Mantiqueira e da serra do Mar.
"Que visual!!" |
Cachoeira de Santo Izidoro - é a cachoeira que fica mais próxima da entrada principal do parque. Ao cruzar o primeiro rio e em dez minutos observa-se a entrada pela esquerda. Sua queda tem cerca de setenta metros. Possui um poço bom para banho.
"A galera off road faz a festa." |
Cachoeira das Posses-ela fica a oito quilômetros da entrada principal do parque. O acesso pode ser feito caminhando, utilizando uma moto ou veículo 4x4 (desde que com permissão). Para aqueles que vão caminhando, depois da cachoeira de Santo Izidoro, pegue um atalho à esquerda, marcado por alguns totens. Quando chegar próximo à cachoeira das Posses é preste atenção com a entrada, no lado esquerdo, existe uma estradinha que é um pouco maior que uma trilha. Nos primeiros metros no lado direito tem uma casinha que é maneira para acampar. Mais adiante existe as ruínas de outra casa, onde se deve virar à direita e continuar até achar a cachoeira.
"Vou nessa..." |
Cachoeira do Veado- esta é a mais bonita de todas. Ela está a dois dias de caminhada, ou seja, longe pra caramba. Também é possível chegar de moto e pra quem é casca grossa do off-road de 4x4. Uma solução também é a bicicleta. Ela possui mais de 100 metros de altura e geralmente é visitada pela galera que atravessa a Trilha do Ouro.
Dicas de GUSTAVO VIVACQUA |
1. A porta de entrada da cidade é a cidade de São José do Barreiro. A entrada do Parque Nacional Serra da Bocaina, fica e 28 km da praça da cidade, onde há caminhões e jipes que fazem este transporte. 2.Pra quem vai de carro um aviso importante: a estrada é muito esburacada e dependendo da época do ano é recomendado um veículo 4x4. 3.É necessário autorização prévia para percorrer a Travessia Trilha do Ouro, bem como permissão para entrada de veículos no parque. O telefone do Parque Nacional Serra da Bocaina é (12) 577-1225 4.Não pega celular , a não ser nas partes mais altas da serra. 5.A Trilha do Ouro é a principal atração da serra. Ela é uma caminhada o de 3 dias que começa em de São José do Barreiro/SP e acaba na vila de Perequê, entre Angra dos Reis e Parati/RJ. Carro não passa por lá.A Trilha do Ouro encerra-se ao lado da ponte pênsil sobre o rio Mambucaba para aqueles que dispõem de uma condução esperando. Caso contrário é necessário caminhar mais quatorze quilômetros até Perequê. 6.A Cachoeira dos Veados é a mais bonita de todas , mas para chegar tem que andar muito. Se prepare psicologicamente antes. Ah , é bom levar uma barraca e comida por que você vai ter que dormir por lá mesmo. 7. Os esportes que dão pra ser feitos na Serra da Bocaina são o Trekking (haja perna...) , Mountain Bike (muitas subidas e descidas) , Canyoning (na cach. do Sto Izidoro) , Motocross , Asa Delta/Paragliding (antes da entrada do parque tem uma rampa natural) , Off-road (tem uma trilha que se inicia em Arapeí e termina no portão principal do parque.) 8.Só é permitida a entrada de carros do parque das pessoas que estão hospedadas nas pousadas dentro do parque. 9.Horários
pra quem vai de ônibus: 10."Contra mosquitos e borrachudos...Duas semanas antes do acampamento, tome muito complexo B, todos dias. Dois dias antes, tomar em dose dupla. O metabolismo forçado gera um repelente natural em nossa pele." dica de Gilson Teixeira Cornelio 11."Caso você vá a um local onde há muito borrachudo e pernilongo e não teve tempo de tomar o complexo B, você pode apelar para uma medida mais drástica. Tomar uma injeção de B12. Tome a injeção 48 horas antes de pisar no "campo minado"... você estará protegido por aproximadamente uma semana (depende do organismo).Mesmo depois de tomar a injeção você pode atacar de complexo B também... Isso dá certo porque o organismo expulsa todo excesso de vitamina na urina e no suor... ou seja... você fica "fedendo" B12 e os pernilongos não gostam nadinha do cheiro... urght deve tá estragadinho !... Sendo assim você deve tomar mais comprimidos do que o recomendado na bula para criar uma "overdose" de vitamina (eu tomo 2 comprimidos por dia, 57Kgr).Cuidado ao comprar o complexo B... alguns NÃO possuem B12 em sua composição e é só ela que interessa...."dica de Paulo Costamilan 12."O lugar é 1000. Não deixe de conhecer a cachoeira do veado. É uma das maiores do estado de São Paulo. Possui 200 metros de queda d'água.” Dica de Lanuza Madruga 13."A
trilha do ouro é simplesmente chocante !!! três dias de caminhada saindo de
São Jose do barreiro até Mambucaba, mas vale a pena!! uma dica importante: a
trilha começa no parque estadual e os jipeiros de São Jose cobram uma grana
preta pra levar até a porta, portanto vá a pé como eu fiz (mas dormi um dia
na estrada) ou promova equipes e faça vaquinha pra sair mais barato...ah
propósito, tome um cafézinho na pousada dos veadeiros, ao lado da cachoeira,
o dono, cujo esqueci o nome, é um tiozinho super simples e gente boa!!
aproveitem a natureza e naum esqueçam de levar sacolas pra recolher o lixo
ok ? valeu !!! "dica de Evandro - Imirim - São Paulo SP
14."Qd eu fui fiquei hospedada nas casas de colonos, são os poucos nativos
da Serra da Bocaina q fazem de suas casas espécie de pousadas...
Lembro q fiquei no seu Telão depois da cachu Santo Izidoro, e depois
na Estelina próximo a cachoeira dos veados, dica: se vc estiver com
animo para três dias de caminhada com barraca o q eu acho q não deixa
vc curtir tanto o lugar pois a caminhada e bem pesada(principalmente
no ultimo dia q são mais ou menos 8km de descida sobre pedras
molhadas) vale a pena conversar com os donos das pousadas q oferecem
tipo um camping com direito a café da manha com pãozinho caseiro feito
na hora, valor:5,00 (qd eu fui em janeiro). No mais curtam o céu mais
estrelado q ja vi e os momentos mágicos q com certeza vcs irao passar la!!!!"dica
de Patricia
15."O percurso completo saindo de São José do Barreiro indo 28km até o
parque e mais 40km até a Cachoeira do Veado e mais 40 km até o Campo da
Gringa (pereque) é pesado quando feito em épocas de chuva, a dica é fazer
nos meses entre Junho/setembro quando chove menos na região. Quando passar
perto da pousada do Barrerinho existe uma trilha que leva até o Pico do
Gavião que em época de tempo bom da para ver o mar." dica de Daniel Pari
(5 vezes a trilha)
16."Fiz a travessia em 2 dias.leve no maximo 7kgs de bagagem.leve lona
plastica para tenda e forrar o piso.use oleo diesel para se defender do
ataque dos borrachudos em mambucaba.se prepare fisicamente antes e muito
puxado, mas a paz e a beleza do lugar vale a pena.bom passeio."dica de João
Carlos
17."Vá de jipe... só assim você consegue ver tudo que tem no parque...
inclusive o maior trutário do brasil que eh uma cena de pintura.... e come
uma truta no Chez Bruna que é um bistrô no meio da trilha que serve as
trutas.... só serve trutas... e tem algumas coisas deliciosas pra levar..
vale muito a pena"dica de Klaus
|