"Enfim no Parque Nacional das Emas."

O Parque Nacional das Emas situa-se no chamado Planalto Central, no extremo sudoeste do estado de Goiás, nos municípios de Mineiros e de Chapadão do Céu, entre as coordenadas 17° 50' a 18° 15' de latitude Sul e 52° 30' a 53° 10' a oeste de Greenwich, já na fronteira com o estado de Mato-Grosso do Sul. São duas entradas de acesso aos visitantes, uma a 25 km. de Chapadão do Céu, pelo portão Guarda do Bandeira que leva à sede do Parque e outra a 80 km. de Mineiros, pelo portão Jacuba.
São 131.868 hectares de reserva, onde o visitante poderá observar, além da rica vegetação, corredeiras de águas cristalinas, animais como Veados-Campeiros, tamanduá-bandeira, Lobo-Guará, Emas, Araras Canindé, Tucanos, Sucuris e diversas outras espécies

"Olha uma ema ali."

Trilha 1 -Esse percurso de, aproximadamente, 50 km é ideal para ser feito de carro. Pelo caminho passa-se por diversas paisagens como o cerrado, o campo limpo e a cabeceira do Rio Jacuba. Animais como veados-campeiros, tamanduás, emas e aves silvestres. Durante o passeio é possível parar o carro e fazer algumas trilhas. Uma delas passa perto do córrego Jacubinha, onde se pode beber água. O acesso é pelo portão Jacuba, a 86 km de Mineiros pela GO-341.



Trilha 2 - A paisagem desse passeio é bastante parecida com a da Trilha 1: cerrado, campos limpos, matas de galeria. O trajeto ainda passa pelo Rio Formoso. As araras e os tamanduás-bandeira são vistos com facilidade. O acesso é pelo Portão Guarda da Bandeira, a 163 km de Mineiros pela GO-302.

"Corre!"

Rio Verde - Localizado no município de Mineiros esse Rio é ideal para prática de canoagem.

Salto do Rio Formoso - A 20 km da cidade de Chapadão do Céu esse local oferece descida pelo rio, corredeiras, remansos e uma pequena praia. É possível visitar a Gruta dos Morcegos, uma formação rochosa dentro da mata. O salto do Rio Formoso fica na fazenda Alvorada dos Formosos.

Água Santa - A Água Santa é um fenômeno natural composto de 14 poços d´água térmicos. São antigos géiseres em extinção, que jogam água para cima em um espaço regular de tempo. A atração fica na cidade de Costa Rica.

"Aguas cristalinas dentro do parque."

Em Chapadão do Céu:
Águas Emendadas do Angiquinho – Divisor de águas das nascentes dos rios Sucuriú e Água Amarela em extensas várzeas. Acesso fácil.

Praínha do Formoso – Pequena queda d’água seguida de poços no Rio Formoso, próximo à cidade, praia adequada para recreação de crianças, área de camping com árvores frondosas. Acesso fácil

Salto I do Rio Sucuriú (Cachoeira do Requeijão) – Salto de aproximadamente 12 metros seguido por poços e corredeiras em direção ao canyon, mirantes com bela visão panorâmica, escarpa íngreme na margem esquerda e exuberante floresta ciliar à margem direita, pequenos poços e cascatinhas em regatos próximos. Acesso médio.

"Cachorro do Mato."

Canyon do Rio Sucuriú – Canyon que acomoda o leito do rio, iniciando-se no primeiro salto e prolongando-se por 2 km até o segundo, debaixo de densa mata ciliar na margem direita, que pode ser observada dos mirantes da margem esquerda. Acesso médio.

Salto II do Rio Sucuriú – Salto de aproximadamente 40 metros no final do canyon. Acesso difícil.

Corredeiras do Rio Formoso – Trecho do rio à montante da ponte com corredeiras onde se realizam as provas de canoagem do evento anual ECOCÉU, Ecologia e Canoagem em Chapadão do Céu, com uma etapa da Copa Brasil de Canoagem e do Campeonato Goiano de Canoagem. Canal que abastece a usina com águas mansas. Acesso fácil.

Rio Jacuba – Ponto de acesso, próximo à ponte, ao rio tortuoso e com águas cristalinas, área de natação para adultos. Acesso fácil.

"Tamanduá"

Casa da Fazenda Formoso – Antiga casa do Sr. Filogônio Garcia, muros de pedra sobrepostas a rego d’água em cochos de troncos de árvores, local de importância histórica. Acesso fácil.

Salto I do rio Prata – Salto largo com aproximadamente 6 metros de altura, poço amplo com pedras. Acesso difícil.

Salto II do rio Prata – Salto de aproximadamente 8 metros de altura com poços para prática de natação e lazer, gruta próxima à queda d’água. Acesso difícil.

Morro do Pião – Formação rochosa com vegetação densa (capão) na base. Acesso fácil, às margens da rodovia GO-050, a caminho de Chapadão do Céu, município de Serranópolis.

Serra Azul – trecho da Serra dos Caiapós de rara beleza cênica às margens da Rodovia GO-050.

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Tome vacina contra febre amarela 10 dias antes de viajar.

2.A região tem um problema serio de fuso horário. O parque está na fronteira de GO e MT e os estados tem diferença de 1 hora no fuso. Você pode ficar um pouco sem saber que horas são. Geralmente ele usam o horário de Brasília, mas seu celular mostrará 1 hora a menos.

3.Se for horário de verão essa diferença aumenta em 2 horas.

4.Você pode se hospedar em Chapadão do Céu ou em Alto Taquari para visitar o parque.

5.Entre outubro e fevereiro os cupinzeiros ficam fosforescentes de noite. Os vaga-lumes ficam dentro do cupinzeiro e o negocio fica parecendo um prédio de maquete iluminado. É a maior viagem.

6.Para ver os bichos o lance é visitar o parque ao anoitecer ou ao amanhecer.

7.Ao contrario do que se pensa, as emas ficam fora do parque. Elas podem ser vistas nas plantações em torno do parque. Você vai enjoar de ver ema.

 

`

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS