"O Guarujá é uma cidade enorme." |
A palavra Guarujá, deriva de duas palavras indígenas: Gu-ar-y-ya, que quer dizer "passagem estreita de um lado a outro" e Guaru-ya, que quer dizer "viveiro de sapos ou rãs".
Atrações:
Astúrias - também conhecida como praia do Guarujá, possui 1 km de extensão com mar calmo. Da Ponta das Galhetas é possível ter uma vista muito bonita das praias de Pitangueiras e Enseada.
Enseada - é a maior do Guarujá, com mais de 5km de extensão. Na ponta da praia no Costão das Tartarugas é possível praticar vários tipos de atividades aquáticas. A larga faixa de areia permite a prática de esportes na areia.
"Em alguns trechos lembra a minha casa, o Rio." |
Guaiúba - possui aproximadamente 850 metros de extensão e costuma ter águas calmas. Quando o mar está um pouco mais agitado, torna-se um bom local o surf.
Perêque - é a última das praias do Guarujá na região urbana, e conta com uma cadeia de restaurantes e peixarias. Sua praia tem 2km de extensão, com uma larga faixa de areia. Tem como características uma areia um pouco mais escura e a presença de embarcações de pesca próximo à orla.
Pernambuco - é uma praia pequena com pouco mais de 1 km. Possui uma peculiaridade geográfica: a praia do Mar Casado. Com 300 metros de extensão, é uma praia vizinha, que junta suas águas com as da praia do Pernambuco quando a maré sobe, formando o Mar Casado. Possui boas ondas.
"No Canto do Maluf acontecem muitos campeonatos de surf." |
Pitangueiras -com quase 2km de extensão, é a praia do centro da cidade. Boa para o banho de mar e para a prática de surf, mas cuidado com a correnteza. Siga a orientação das placas, que informam onde há buracos e áreas de correnteza mais forte. Obedeça aos Salva-Vidas.
Do Tombo - com quase 1 km de extensão, normalmente tem ondas altas e é point preferencial para os surfistas. Nessa praia o mar é bravo e com fortes correntezas.
Do Éden - praia com pouco mais de 50 m.Acesso pelo Morro do Sorocotuba, em local onde se pode deixar o carro e descer uma longa escadaria até a orla.
Branca - conhecida também como "Prainha Branca", seu acesso é feito pelo meio da mata. É, portanto, uma praia afastada.
Góes - trata-se de uma pequena ilha, de águas mansas, com população local formada por uma colônia de pescadores.
"Aqui no Guarujá quebram boas ondas." |
Iporanga - fica a quase 30 km do centro da cidade. O local tem o privilégio de ser circundado por matas e possuir a mais bela cachoeira da região, que forma uma piscina natural de água doce.
Monduba - a visitação à praia só é aberta para passeios ecológicos.
Santa Cruz dos Navegantes -com a abertura de uma estrada de acesso, todos passaram a ter a oportunidade de conhecer um lado rústico do Guarujá.
Antiga Fortaleza da Barra Grande - construída pelos espanhóis em 1584 e fica no estuário de Santos. Para chegar lá é necessário pegar a estrada que leva à Santa Cruz dos Navegantes.
Forte dos Andradas Chamado de Forte do Monduba - inaugurado em 1942 como principal ponto de defesa da entrada da baía de Santos ao sul da ilha. As visitas podem ser feitas nos finais de semana e feriados sem chuva mediante recolhimento de uma taxa.
Fortaleza de São Felipe e São Luiz - construída em 1532 e restaurada em 1765 para proteger o canal de Bertioga, pode ser vista seguindo a estrada Guarujá-Bertioga, a 27 Km do centro da cidade.
Morro da Península - possui um condomínio fechado, situado entre a praia da Enseada e o Costão das Tartarugas, que oferece uma vista exuberante e panorâmica das praias. Para entrar é necessário pedir autorização na portaria e mostrar os documentos.
Pavilhão da Casa do Trem - lá está exposta a antiga locomotiva que fazia o trajeto Guarujá-Vicente de Carvalho, e que foi desativada em 1956. Encontra-se na esquina das avenidas Puglisi e Leomil, no centro da cidade.
"Visual!" |
Trilhas
ecológicas
Estação Ecológica de Sorocutuba - A estação está localizada entre a praia da Enseada e Pernambuco. O local
possui uma mata exuberante e duas praias: a do Éden para o mergulho e do
Sorocutuba, cujo o acesso é feito por meio de um trilha.
Forte dos Andradas - O acesso ao forte é feito através da Praia do Tombo. O
Forte dos Andradas é uma área de preservação ambiental e é utilizado pela
Brigada de Artilharia Antiaérea.
Dicas de GUSTAVO VIVACQUA |
1.Nas
horas de congestionamento, tipo 18:00 e férias e feriados,
prepare-se para encarar a maior fila de carros da sua vida no caminho para
a balsa que leva a Santos.
2.Tem uma praia muito procurada pelas pessoas que querem fugir da confusão chamada de Prainha Branca. Seu acesso é pela mata através de trilhas. 3.Só é possível fazer esportes na areia de algumas praias após das 18:30. Muita gente para pouco espaço. 4.O Guarujá é um excelente lugar para se surfar , apesar do seu crowd eterno. 5.A cidade tem uma vida noturna intensa com milhares de opções de bares, boates e restaurantes. 6.Vale a penas fazer uma passeio de barco pelas ilhas e praias do norte da cidade. 7.Se você gosta de mergulho autônomo não deixe de conhecer o Parque Marinho da Laje de Santos. Em dias ensolarados a visibilidade chega a 30 metros. 8.As melhores ondas estão na Praia do Tombo.
9."No site fala
que a "Prainha Branca" é digamos assim primitiva. Não sei a
quanto visitou ela. Bem
é uma praia ótima para surf, contem varias pousadas e campings,
Tem um bar chamado Larikas que fica super agitado a noite durante os
feriados e um posto policial ao lado. Durante a semana e fins de semana
é bem sossegada porem nos feriados fica lotado, entupida. Ai vai do
gosto da pessoa. Se gosta de agitação vá durante o feriado, se gosta
de calma vá num fim de semana comum. Ë uma boa opção para quem mora
em sampa, quer ficar acampado e não quer gastar muito dinheiro. Espero
que leiam esta dica e mudem o descrição da praia.Valeu"dica de
Ellen Dauerbach
10."Existem vários picos secretos de surf.......até com fundo de pedras(lage, que só quebra em condições certas e indicado pra bodyboarders insanos), informe-se." dica de Canas 11."Apenas ressaltando a dica de Ellen, a Prainha Branca é um paraiso, bom para descansar e também se divertir. Por lá encontramos muito forró e reggae. Em alta temporada o bar principal só fecha para ser lavado. Existe uma pousada super confortavel e ao mesmo tempo simples, o que não descaracteriza o local, que é natureza e simplicidade total. Uma opção bem mais barata, são alguns quartos e área de camping, que os nativos alugam. Para os mais aventureiros, existem trilhas que levam a cachoeiras. O acesso é apenas pela mata, ou pelo mar, alguns nativos cobram por este trajeto de barco e o custo não é alto. Um ótimo lugar para quem não pode ir muito longe, e que sair totalmente da agitação das grandes cidades, sem poluição e sem barulho de transito, já que lá não se chega de carro. Vale a pena conhecer, onde a familia toda pode ir."" dica de Marta Lopes 12."Vale a pena conhecer a praia do Éden."dica de Raquel 13." A Prainha Branca é o point mais interessante do Guarujá para quem curte natureza e que escapar das praias urbanizadas. Voltem à Prainha para uma nova visita... e vejam quanta coisa legal tem rolado por lá... é o canto mais lindo do Guarujá... "dica de Everaldo Silva ` |