"Aqui é Portillo."

Portillo é único porque não há cidade, apenas o resort. Localizado no alto dos Andes, a experiência de esqui e resort no Portillo é diferente de outras estações de esqui comerciais. Portillo é como um clube privado ou um cruzeiro, sendo o esqui e snowboard as principais, porém não as únicas, atividades.

É a mais tradicional estação de ski do Hemisfério Sul, localizada a 2 horas e meia de Santiago, a 2.800 m de altitude, na beira da Laguna del Inca no coração dos Andes.

Pistas

Número de pistas no resort =  21

Pista mais longa  = 3 km

Área esquiável do resort =  22 km

"Tem uma piscina de frente para o lago."

Entre os serviços oferecidos pela estação estão 9 tipos de elevadores, 20 pistas, aluguel de equipamentos para esqui e snowboard, escola, oficinas e um mini-clube. A temporada começa em junho e Portillo só vende semanas de hospedagem de sábado a sábado.

Portillo é famoso pela qualidade de neve e as diversas opções de fora-de-pista que podem ser acessadas por teleféricos ou após algumas andadas ou travessias. Há também várias pistas, por onde o trator não passa propositalmente, deixando-as ao natural.

"Olha o visual."

Portillo possui uma das melhores e mais modernas infra-estruturas do Hemisfério Sul. Com equipamento de fazer neve que abrange uma extensa área, possibilita a prática do ski, independente das condições meteorológicas, mesmo na baixa temporada ou quando há falta de neve.

Sede do Campeonato Mundial em 1966, possui uma área esquiável de 500 hectares, além de enormes áreas de neve virgem para o heli-ski e snowboard. Sua escola de ski internacional, com 35 instrutores, é famosa pelo atendimento personalizado, tanto nas aulas particulares como coletivas.

"Este é o hotel."

A estação de Portillo possui apenas um hotel, que recebe no máximo 500 pessoas por vez.  O local mescla esporte e lazer, já que o hotel oferece inúmeras atividades, além do ski de boa qualidade. O ambiente é muito familiar, e os hóspedes se sentem num clube, onde todos acabam se conhecendo.

Para os iniciantes, Portillo tem só três pistas, tipo café-com-leite: El Corralito, El Puma e La Princesa, infelizmente todas bem em frente às outras dez intermediárias, onde os esquiadores mais experientes humilham os novatos com suas manobras. Para os mais ousados, Portillo reserva quatro pistas, duas delas dificílimas: El Condor e La Roca Jack, essa última a estrela da estação, local que desafia esquiadores experientes em seus 340 m de declive. Roca Jack foi inclusive palco do campeonato mundial de esqui de 1966 e é bastante procurada por atletas profissionais, que buscam manter os treinos durante o verão no hemisfério Norte.

Em Portillo, pistas e teleféricos são todos à prova de fila mesmo na alta temporada. A estação não comporta mais de 600 pessoas o hotel tem lugar para 450 hóspedes e os alojamentos, para outros 116.

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.No restaurante do hotel tem um prato de avestruz muito gostoso que vale experimentar.

2.Para os iniciantes, Portillo tem só três pistas, tipo café-com-leite: El Corralito, El Puma e La Princesa.

3.Dá para almoçar uma refeição quentinha lá no meio das montanhas no restaurante Tio Bob's, que serve sopa e grelhados, a 340 m teleféricos acima do complexo hoteleiro.

4.A temperatura varia entre -5ºC, pela noite, até 10ºC, pela manhã.

5.É preciso chegar com ao menos 15 minutos de antecedência para as lições de ski, pois demora-se algum tempo para vestir todos os aparatos necessários para enfrentar a neve.

6.Lembre-se de levar o filtro solar e o óculos escuro.

7.Quem tem grana e experiência pode fazer o "heliski" que consiste em subir de helicóptero até um dos pontos mais altos da montanha e descer esquiando pelas pistas de neve virgem.

8.Agosto é uma boa época para ir que tem menos gente.

9.Tem uma piscina de água quentinha alucinante em pleno ar livre.

 

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS