"Nos fins de semana existe um movimento na praia."

Este é um lugar que só merece ser visitado se você surfa. Em caso contrario não há o que ser visto por aqui.

A costa peruana tem uma extensão enorme repleta de ondas com uma qualidade e consistência incrível. Mas é o ‘norte-shore peruano’ que esconde as mais perfeitas… A maior parte dos surfistas peruanos espera pelo verão, quando começam a entrar os swells de norte do Havaí, que coincide exatamente com a melhor época da zona e de ondas como Lobitos, Cabo Blanco, Los Organos, Mancora. A onda de Cabo Blanco é, talvez, das ondas mais perfeitas que já vi rebentar. Muitos estão anualmente atentos ao swell e quando entra uma crescida preparam-se para viajar 18 horas de carro certos que vão apanhar das melhores ondas da sua vida. Apesar do Verão (Novembro a Março) ser a melhor época do norte, o Inverno (Abril-Outubro) também tem ondas muito boas com as crescidas de swell de Sul. É nesta altura que rebenta uma das melhores ondas do país, Panic Point, vizinha da perfeição tubular de Cabo Blanco, e é também nesta altura que o norte peruano está vazio com inúmeras ondas a quebrarem sozinhas… É assim que a zona de Talara e Lobitos se transforma num verdadeiro paraíso para qualquer surfista…

"O local fica numa area de pescadores da região."

A zona de Lobitos tem uma enorme variedade de picos de primeira classe. Baterias, El Hueco, Lobitos, El Muelle e Piscinas encontram-se todas num espaço de menos de dois quilômetros e são todas o que chamaríamos esquerdas de sonho. Fácil é também compreender que ainda existem muitas praias e picos por descobrir – não somente nesta zona mas em toda a costa peruana! – o que já implicaria um jipe com tração e uma busca que teria de coincidir com o timing exato da onda, ou seja, a altura que se vê determinado sítio pode ser uma altura em que a onda não funcione o que não quer dizer que não rebente muitas vezes perfeita sem nenhum surfista por perto. A diversidade de ondas no norte permite a existência de distintas praias com distintos ciclos de funcionamento, o que torna a zona ainda mais rica. Na verdade, a costa peruana e muito do norte ainda permanece um verdadeiro mistério com inúmeras ondas e picos a quebrarem sozinhos. Conhecer esta costa é trabalho de anos, de mesmo uma vida inteira.

Outra coisa impresionante é que quando  as ondas de Cabo Blanco e Panic Point, estão a funcionar, toda a elite de surf se concentra aqui o que se traduz numa ausência quase completa de crowd na zona de Lobitos. Cabo e Panic são duas esquerdas vizinhas que funcionam em tempos e swells opostos, e são duas ondas tubulares perfeitas. Cabo Blanco funciona com swell de norte, no verão, de Novembro a Março, e Panic com crescidas de sul, ao longo do Inverno….

Lobitos é como uma cidade fantasma… Uma aldeiazinha no meio do nada, com uma enorme e vasta zona petrolífera a ser explorada e um campo militar vizinho. Não se sabe muito da história do local também porque na verdade não há muita informação. Supostamente a onda não era nada de especial até que entrou o último El Niño de 98 e a partir daí tem rebentado cada vez melhor. Teve também a sua época próspera quando era um porto inglês e ainda hoje se podem ver as casas coloniais - muitas abandonadas e vazias, outras reaproveitadas e ocupadas pelos atuais moradores. Depois, na década 60, com o governo do General Velasco Alvarado foi transformada numa zona militar e o seu acesso foi restrito durante vários anos. Só recentemente o potencial de surf desta área começou a ser minimamente explorado, mas a verdade é que tem tudo para se tornar numa das zonas mais procuradas pelos surfistas que vêm ao Perú.

 

A onda de Piscinas ainda se encontra dentro de uma área militar que requer autorização para surfá-la e, por vezes, de acordo com o humor e decreto do seu chefe ou treinos militares na praia, é possível que não se consiga aceder e surfar a onda. A presença de militares armados e de cara bem séria é uma realidade nesta parte de Lobitos. Mas a qualidade da onda ultrapassa qualquer obstáculo. El Muelle encontra-se mesmo ao lado, uma onda tubular e muito rápida que rebenta ao lado de um pontão – o local de trabalho de vários locais que vivem da pesca e usam o peixe para consumo próprio e venda na cidade de Talara.

El Hueco é uma onda curta, tubular e intensa que rebenta antes de Lobitos. Nos dias clássicos traduz-se num tubo do princípio ao fim e pode até conectar com Lobitos. O fundo é de rochas e areia com algumas rochas que espreitam. La Frontera é a fronteira propriamente dita que estabelece a conexão entre a onda El Hueco e Lobitos, e Lobitos é uma onda comprida, fundo de areia, para todos os níveis de surfistas, com duas ou três secções tubulares. Baterias é uma onda que, segundo dizem, também pode rebentar com uma qualidade de sonho. Pulpo sempre me conta dos dias em que ele e César Aspillaga entravam em Baterias e corriam as duas secções de onda, remavam um pouco para fora e esperavam que a corrente os levasse até o El Hueco e aí surfavam novamente até ao final de Lobitos!!! Uma coisa sempre a ter em conta é que esta zona tem bastante vento que normalmente entra durante a manhã, o que não implica necessariamente que as ondas não continuem boas.

"O caminho é acidentado e confuso."

Ficar em Lobitos por uns dias, semanas ou meses é uma verdadeira tranquilidade… É acordar de manhã para surfar ondas perfeitas – muitas vezes quase sem ninguém ou somente os locais do costume -, e dividir o teu tempo entre surfar, comer, estar com amigos e ter tempo para simplesmente saborear uma onda que rebenta, uma paisagem de dunas de terra e areia, um pôr-do-sol silencioso ou a areia levada pelo vento.

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Lobitos só vale ser visitado por quem surfa. Se você não procura ondas, nem vale a visita.

2.O bom de Lobitos é que é sempre sem crowd.

3.É uma esquerda de 150 a 500 metros de extensão, que quebra no canto esquerdo da praia. Onda clássica.

4.Não tem lugar para se hospedar. O lance é lugar um carro, e se hospedar em Mancora.

5.Dê uma olhada na previsão das ondas antes de ir para não perder a viagem.

6.Tem uns quiosques que vendem um rango na praia, mas é melhor levar sua comida se for dia de semana.

7.Em Lobitos é normal faltar água. As vezes fica sem água doce por dias. Acoetume-se com essa idéia.

 

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS